sábado, 18 de abril de 2009

Vanessa da Mata



Vanessa da Mata nasceu em 1975, em Alto da Graça, no Mato Grosso.

Desde pequena sonhava em ser cantora, mas o pai queria que ela seguisse a carreira médica.

Com 14 anos de idade pediu para seus pais para mudar de colégio e mudou-se para Uberlândia., Minas Gerais, foi onde começou a cantar em bares nas folgas dos estudos.

Mas, foi em São Paulo que iniciou sua carreira profissionalmente, isso aos 17 anos. Cantou em diversos lugares e com várias bandas e artistas.

Vanessa tocou com Shalla-bal, banda só de mulheres, Black Uhuru, que tocava reggae e depois no grupo Mafuá, de Tião Carvalho.

Pouco tempo depois de sua chegada a São Paulo, procurou por Chico César e logo iniciaram uma parceria, que lhes rendeu o sucesso "A Força que Nunca Seca".

Com o show que montou em 1999 e a exibição de alguns programas na TV Cultura, como Bem Brasil, Ensaio e Rumos Musicais, deu a chance aos outros estados de conhecerem a música de Vanessa da Mata, foi o início de sua carreira solo.

Vários acontecimentos marcaram o início de sua carreira solo. Milton Nascimento a convidou para cantar em seu show. Bethânia fez o mesmo, e ainda havia a presença de Caetano Veloso no palco. Também fez parceria com Ana Carolina, que incluiu sua música em seu segundo CD.

Depois de tantas parcerias importantes, Vanessa já se sentia amadurecida e podia dar início a produção do CD.

Aos 26 anos, em 2002, Vanessa lançou seu tão esperado primeiro álbum, que levou o nome da cantora.

Em alguns meses no Rio de Janeiro, com produção especial de Jaques Morelenbaum e participação de Marcos Suzano, no final de 2002 o CD fica pronto. O repertório do álbum incluía canções como "Viagem" e "A Força que Nunca Seca". Vanessa conquistou a crítica e ficou reconhecida como uma das novas vozes da MPB.

Em 2005 a cantora lança seu segundo disco, "Essa Boneca Tem Manual", que traz sucessos como "Joãzinho", "Eu Sou Neguinha" e "Ai, Ai, Ai".

E segue a carrera da cantora por aí afora, com grandes sucessos, sempre.

Fonte: Joven Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário