domingo, 1 de março de 2009

Pesquisa: Comer algo ruim ou ver ato imoral causam mesma resposta física.

Um comportamento considerado injusto ou imoral e tomar uma bebida com sabor desagradável causam a mesma resposta física em um indivíduo: aversão e repugnância.

Esse é o resultado de uma pesquisa do Affect and Cognition Laboratory, da Universidade de Toronto, que foi publicada na revista "Science".

Os cientistas descobriram que os humanos movimentam os músculos faciais da mesma forma quando comem um alimento desagradável, quando observam imagens repugnantes e quando se sentem tratados com injustiça.

"As pessoas realmente sentem aversão em resposta a ofensas morais. A repugnância moral é mais que uma metáfora", explicou à Agência Efe a pesquisadora Hanah Chapman.

Apesar de a moral ser considerada um dos marcos da evolução e do desenvolvimento humano, os pesquisadores defendem que os mecanismos de expressão físicas e emocionais são uma ferramenta já utilizada pelos homens mais primitivos como resposta básica de sobrevivência a estímulos muito mais simples.

As formas mais simples que geram aversão surgiram como uma emoção que provavelmente foi bastante importante para a sobrevivência humana.

"As coisas físicas pelas quais sentimos repugnância são venenos ou coisas que podem causar doença, como detritos, ferimentos sangrentos e alguns insetos, como baratas e larvas. Quando sentimos aversão, queremos evitar esse tipo de coisas, o que nos dá uma vantagem de sobrevivência", disse Chapman.

A pesquisa defende que os modelos de virtude não só se constroem sobre complexos pensamentos, mas também com instintos primitivos cujo objetivo é evitar "potenciais toxinas".

Em algum momento da evolução, "adquirimos a capacidade de sentir aversão em relação às transgressões morais. Isto é, um novo grupo de desencadeantes -as ofensas morais- foi associado a uma resposta de sobrevivência muito antiga", afirma Chapman.

Fonte: Uol Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário