domingo, 22 de março de 2009

Torre mais alta dos EUA vai ganhar novo nome




Ela já foi a maior do mundo, até megalômanos asiáticos estragarem a festa com alguns andares a mais. Em breve, ela também deixará de ser The Sears Tower, o edifício mais alto dos Estados Unidos, em Chicago. Desta vez, a facada vem do velho colonizador.

Ao assinar um contrato para transferir 500 funcionários para 13.000 metros quadrados do prédio, a seguradora inglesa Willis Group adquiriu o direito de rebatizar a torre. Sears, o nome antigo, fazia referência a uma rede de lojas de departamento norte-americana, que construiu o edifício para ser sua sede. A concorrência dos Wal Mart da vida veio para acabar com o sonho cor-de-rosa da Sears, que continuou grande, mas em um prédio menor. Mesmo tendo deixado sua torre em 1992, o nome se mantinha.

Subir a futura The Willis Tower é o ápice de uma visita à maior região metropolitana do estado de Illinois, tanto que 1,5 milhão de pessoas executam o percurso anualmente. O passeio começa atravessando um detector de metais, e termina no 103º andar. O elevador que faz os ouvidos estalarem demora 70 segundos entre um ponto e outro. Antes, na longa espera da fila, um filme entretém os visitantes com dados sobre a construção.

Quem escolher um dia de céu limpo tem lá do alto uma vista fenomenal. Além de toda a cidade de Chicago, e do grande lago que a banha, é possível enxergar até outros estados - Indiana, Michigan e Wisconsin. O melhor horário para subir, ironicamente também o menos cheio, é depois das 17h, quando do lado de fora do vidro o sol começa a se pôr sobre as alinhadas ruas da cidade.

Se o novo nome vai pegar, não se sabe, mas chamando Sears ou Willis, a torre continuará lá, reinando absoluta na silhueta de Chicago. Pelo menos até um novo empreendimento gigante chegar para lhe fazer sombra.

Fonte Terra: Reportagem de Gisele Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário