segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O café da manhã faz o peso despencar!



Duvida?

Pois faça como as 94 americanas gordinhas que participaram de um estudo realizado por especialistas dos Estados Unidos e da Venezuela e comprove. As voluntárias, todas sedentárias, foram separadas em duas turmas: a primeira, com 46 obesas, se limitou a um cardápio com baixíssimos teores de carboidrato durante 8 meses; a segunda adotou o desjejum proposto pelos pesquisadores ao longo do mesmo período de tempo. Em comum, ambas as dietas tinham pouca quantidade de gorduras e calorias. A diferença era a distribuição dos carboidratos ao longo do dia. Compare os dois tipos de dieta.

1. O primeiro grupo ingeriu 1085 calorias por dia com um total de 17 gramas de carboidrato. E o café da manhã? Bem, essa era a refeição mais pobre do dia, com apenas 290 calorias, 7 gramas de carboidrato, o equivalente a um pãozinho, uma fruta, um cereal e um copo de leite.

2. A segunda turma caprichou no desjejum. Foram 1240 calorias diárias. De onde elas vieram? Só em carboidratos foram consumidos 97 gramas ao longo do dia. O café da manhã concentrou nada menos do que 34 gramas desse nutriente, praticamente cinco vezes o do primeiro grupo, somando 395 calorias.

Ao final de 8 meses, as mulheres do segundo time perderam 21% do peso contra apenas 4,5% do primeiro. Isso apesar de ingerirem mais calorias e mais carboidratos. Ou seja, ninguém desse grupo passou fome. Ao contrário, elas relataram maior saciedade, especialmente antes do almoço, e menos vontade de beliscar petiscos ricos em açúcar e amido, comparadas com aquelas que não comeram direito logo cedo. Sem contar outra vantagem nutricional e das mais importantes: as mulheres que atacaram o breakfast pra valer ainda consumiram maior quantidade de frutas, com toda a riqueza de vitaminas, sais minerais e fibras.

A conclusão da autora do estudo, a especialista Daniela Jakubowicz, do Hospital de Clínicas, em Caracas, na Venezuela, merece atenção: "Reduzir carboidratos não é um bom método para se perder peso. Durante um certo tempo, é até possível emagrecer, mas os quilos retornam rapidamente porque esse tipo de dieta torna o metabolismo mais lento. Em geral, apenas 5% das dietas com baixo carboidrato são bem sucedidas após dois anos. Mas um plano antiobesidade de longa duração depende de duas coisas: conseguir manter a saciedade e derrubar o desejo de beliscar."

Fonte: Saúde Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário